quarta-feira, 14 de março de 2018

Simplesmente viva

Então, você para e pensa tudo o que você já passou até chegar aonde está. E percebe que conseguiu. Foram muitas lágrimas, muitos risos, muito medo, muita ansiedade, muita expectativa, tantos sonhos (não) alcançados, tantas decepções, derrotas e fracassos, tantas vitórias, conquistas e superações. E você se depara com você mesmo nesse exato momento, que até ontem era um futuro para você, e você se vê no presente momento como alguém que venceu mil batalhas - batalhas, essas, que só você e Deus sabem bem quais são e como você superou cada uma delas. Você se lembra de tantos desafios que teve de enfrentar, e agora todos eles fazem parte do seu passado e servem como lição de alguma forma.
Passado, presente e futuro se misturam em sua mente, e você se vê agora uma pessoa diferente. Sob alguns aspectos, sente saudade da pessoa que você já foi um dia, e teme que esse alguém nunca mais volte para dentro de você. Sob outros aspectos, você se orgulha por ter mudado e por ter se dissociado de um alguém que você já foi um dia, e que não gostaria de voltar a ser.
E aí você se volta para o seu 'eu' de hoje e o imagina no futuro que, um dia, será o hoje.
E assim é a vida. Deus controla e sabe de todas coisas, inclusive o tempo - um dos nossos maiores inimigos. E o tempo não para para você se reajustar, se recuperar, se levantar, se reerguer, se transformar. O tempo passa para todos. O importante é tentar tirar o melhor proveito dele. Como? Simplesmente vivendo o presente, carregando o bom do passado e almejando um bom futuro. Porque, na prática, o que existe é o presente. O passado e o futuro são somente referências temporais. Então, viva o presente, o agora, e faça aquilo que tem vontade, dentro das suas limitações humanas e pessoais, sempre tentando fazer o bem a você mesmo e ao próximo. Não tenha medo de errar, de fracassar, de não conseguir. Isso faz parte. O mais importante é tentar. E se não tiver forças para tentar hoje, respeite as suas limitações, seja feliz com elas, enfrente seus demônios, siga em frente, e tente amanhã - se amanhã você estiver vivo para tentar.
Viva sem se culpar. Sem ter medo. Sem ganância. Sem futilidades. Porque tudo aqui passa muito rápido. E é tolice perder tempo com aquilo que não vai te trazer a verdadeira felicidade.
Simplesmente viva.


13/03/2018



Espaço Poético